Realizada reunião para encaminhar melhorias na área da saúde aos indígenas

Na manhã da última terça-feira, 17 de novembro, foi realizada reunião para realinhar as pactuações referentes às estratégicas em saúde voltadas à população da Aldeia Nhu Porã, localizada no bairro Campo Bonito, reunindo índios guaranis.

Por F. Luce 19/11/2020 - 19:34 hs
Foto: PMT/imprensa
Realizada reunião para encaminhar melhorias na área da saúde aos  indígenas
Divulgação

 

 Para os encaminhamentos, reuniram-se na Secretaria Municipal de Saúde, representantes da Coordenadoria Regional de Saúde, da Prefeitura, da liderança indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena e da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena.

 

Entre as pautas debatidas, foi discutido o plano de aplicação de recursos para a saúde indígena, o acompanhamento da construção do espaço de convivência na Aldeia, o qual será um avanço na assistência à saúde desta população específica e ainda foram debatidas questões sensíveis aos indígenas no contexto da pandemia.

 

A equipe da Secretaria de Saúde junto e a representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena realizaram uma visita in loco na Aldeia com propósito de se afinar com as demandas e alinhar ações com a liderança indígena.

 

Da gestão municipal, participaram Helvia Sanae Mano, Raicilane Barbosa de Jesus Santana e Marcelo Henrique de Sousa. Representando os indígenas estava Cláudio Roberto Fernandes. A Secretaria Especial de Saúde Indígena contou com a presença de Carmelinda C. C. Ribeiro. Pela Coordenadoria Regional de Saúde estavam Fernanda Oliveira de Oliveira e Janete Ferri. E representando a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, Marina Moraes Soares.